Resumo:
O presente artigo trata do tema da variação linguística, fenômeno que faz parte da realidade de toda língua. Especificamente, observamos aqui o tratamento dispensado à variação linguística no livro didático de português do ensino médio. A opção pelo livro didático se deu em função de ser este um material em que se encontram estruturados os conhecimentos sobre a língua portuguesa, a serem transmitidos aos alunos, daí a importância de sua análise. Dessa forma, tratamos de observar se o tema da variação linguística evidencia os critérios sociolinguísticos que estão em sintonia com as propostas mais avançadas de educação para o ensino de língua materna. Para isso, tomamos como referencial teórico os trabalhos de BAGNO (2009), BORTONI-RICARDO (2006) e TRAVALHIA (2009).
Descrição:
MEIRELES, P. B. de. O tratamento da variação linguística no livro didático de português do ensino médio. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.