Resumo:
A compreensão da Análise Combinatória é de fundamental importância para o
ensino da matemática, porém grande parte dos professores na rede pública tem a
deixado de lado, sendo considerado um assunto difícil. Este trabalho tem o intuito de
refletir sobre este tema, de forma a levar os professores a pensar sobre sua conduta
diante de conteúdos rotulados como difíceis. Este trabalho tem como objetivo geral
refletir o ensino e a aprendizagem da Análise Combinatória e apresentar ao aluno uma
noção da mesma; e como objetivos específicos identificar o conhecimento prévio dos
alunos sobre análise combinatória, desenvolver atividades de análise combinatória e
identificar estratégias desenvolvidas pelos alunos para resolver problemas de raciocínio
combinatório. Este trabalho apresenta além de uma reflexão sobre o ensino de Análise
Combinatória, uma sugestão de explanação do referido tema e aplicações.
Descrição:
MELO, V. da S.
O critério diferenciador da análise combinatória. 2012. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.