Resumo:
Este artigo busca refletir sobre o ensino de língua portuguesa, especificamente o ensino de gramática, e será realizado a partir de teorias que procuram elucidar o assunto, tais como: Antunes (2003), Geraldi (2006), PCN (1998), Possenti (1996), Travaglia (2009) que argumentam sobre as concepções e os tipos de gramática, bem como sua relação com o ensino. Nessa perspectiva, nosso objetivo principal é destacar o que dizem os teóricos a respeito das concepções e tipos de gramáticas, bem como correlacionar como esses conceitos estão presentes nos documentos oficiais que regem o ensino, os PCN‟s de Língua Portuguesa. Diante do dito, mostraremos a importância de estudar a língua materna, mas precisamente a gramática, como forma de ampliar a competência comunicativa do indivíduo para falar, ouvir, ler e escrever textos fluentes. Dessa forma, nosso estudo torna-se relevante à medida que contribuirá para o conhecimento de propostas de ensino de gramática e sua promoção, no tocante ao processo de ensino aprendizagem de gramática
Descrição:
AMARANTE, G. dos S. A relação entre a(s) gramática(s) e os PCN's: uma visão reflexiva. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.