dc.contributor.author |
Amarante, Geciane dos Santos |
|
dc.date.accessioned |
2016-02-23T14:02:15Z |
|
dc.date.available |
2016-02-23T14:02:15Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.other |
CDD 469 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8798 |
|
dc.description |
AMARANTE, G. dos S. A relação entre a(s) gramática(s) e os PCN's: uma visão reflexiva. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo busca refletir sobre o ensino de língua portuguesa, especificamente o ensino de gramática, e será realizado a partir de teorias que procuram elucidar o assunto, tais como: Antunes (2003), Geraldi (2006), PCN (1998), Possenti (1996), Travaglia (2009) que argumentam sobre as concepções e os tipos de gramática, bem como sua relação com o ensino. Nessa perspectiva, nosso objetivo principal é destacar o que dizem os teóricos a respeito das concepções e tipos de gramáticas, bem como correlacionar como esses conceitos estão presentes nos documentos oficiais que regem o ensino, os PCN‟s de Língua Portuguesa. Diante do dito, mostraremos a importância de estudar a língua materna, mas precisamente a gramática, como forma de ampliar a competência comunicativa do indivíduo para falar, ouvir, ler e escrever textos fluentes. Dessa forma, nosso estudo torna-se relevante à medida que contribuirá para o conhecimento de propostas de ensino de gramática e sua promoção, no tocante ao processo de ensino aprendizagem de gramática |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Adriana Sales Barros |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Concepções e tipos de gramática |
pt_BR |
dc.title |
A relação entre a(s) gramática(s) e os PCN's: uma visão reflexiva |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |