Resumo:
A melhoria do ensino da Geometria é um grande desafio a ser enfrentado nas
Escolas da Educação Básica no Brasil, fato atribuído entre outros motivos a grande
ênfase dada ao ensino da álgebra deixando de lado os aspectos intuitivos
necessários para o ensino de Geometria; à formação dos professores; às condições
físicas oferecidas nas escolas de Educação Básica. Diante destas dificuldades
elaboramos e aplicamos uma proposta de ensino para alunos do 8º ano da Escola
Estadual Francisca Martiniano da Rocha, localizada na zona urbana da cidade de
Lagoa Seca, na qual defendemos o uso do material concreto (origami) como suporte
na construção do conhecimento relativo aos poliedros regulares. A proposta foi
desenvolvida em etapas, com a finalidade de construir e estudar os cinco poliedros
regulares e ao mesmo tempo rever conteúdos anteriores. Após concretizadas as
etapas da proposta, constatamos que o uso do origami traz consigo resultados
satisfatórios no que se refere a construção do conhecimento e grandes melhorias
com relação a participação efetiva nas aulas. Enfim, podemos concluir que o
material concreto contribui efetivamente no ensino da geometria, fazendo com que o
aluno chegue a abstração partindo do concreto.
Descrição:
NASCIMENTO, C. A. L. do. Trabalhando geometria no ensino por meio de
origami. 2012. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.