Resumo:
INTRODUÇÃO. O objetivo deste trabalho é comparar metodologias diferentes adotadas em
duas salas de aulas do 7º ano do ensino fundamental. METODOLOGIA. Em uma das salas foi
adotada uma metodologia que pode ser denominada de metodologia tradicional de ensino, na
outra sala foi adotada uma metodologia que se aproxima do modelo de cooperação investigativa
(Modelo CI) proposto por Alro e Skovsmose (2006). Para coletar os dados foi realizada uma
pesquisa-ação com anotações em um diário de campo. RESULTADOS. Observamos que na
sala de aula onde foi adotada a metodologia tradicional os alunos são sempre passivos, diferente
dos alunos da turma onde foi trabalhado o modelo CI. CONCLUSÃO. Na sala de aula orientada
pelo modelo CI os alunos apresentam um melhor desempenho na aprendizagem.
Descrição:
SOUZA JÚNIOR, M L. de. Percursos na prática pedagógica de Matemática. 2012. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.