Resumo:
Com o desenvolvimento tecnológico mundial, a era dos Tablets e Smartphones surge a
necessidade de trazer a tecnológica para o meio escolar, porém, para isso é necessário que o
docente esteja capacitado para lidar com um aparato tecnológico cada vez maior, como por
exemplo, as mídias digitais. A tecnologia tem evoluído ao mesmo passo que o processo de
comunicação e esta por sua vez, atualmente, não é mais centralizado no poder de poucos,
qualquer pessoa conectada à internet, tem a possibilidade de transmitir informação como,
palavras, imagens e sons.Nosso objetivo principal neste trabalho monográfico é de realizar
uma um panorama geral da teoria do multiletramento digital e do multimodal atuando no
ambiente escolar .Nossa Fundamentação teórica esta calçada na base da teoria do
multiletramentido e multimodal de Rojo (2012), Levy (2001), Novaes (2007) e Dionisio e
Vasconcelos (2013).A análise nos mostra que a sociedade atual está imersa nesse meio digital
e a escola, bem como professores e alunos, estão em contato direto com a tecnologia, a partir
daí surge à necessidade de se encontrar um meio de se reformular o currículo de maneira que
se possam utilizar os recursos digitais na prática de ensino e aprendizagem. Com as reflexões acerca do Multiletramento Digital, podemos ter um suporte melhor e mais adequado para a utilização da tecnologia digital nas práticas pedagógicas que possam auxiliar os alunos e os professores na construção do conhecimento.
Descrição:
SILVA, Rogério Freire da. Conectividade e interatividade: uma breve abordagem do multiletramento digital na escola. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]