Resumo:
A escola deve oferecer espaços de diálogos com a cultura de seu território, elegendo uma grade curricular que contemple a pluralidade e a diversidade cultural local e a interação da escola com produções e produtores de cultura na sociedade. Isso representa um das possibilidades para unir educação e cultura, contudo, cabe aos educadores e à sociedade trilhar novas aproximações. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo geral propiciar uma experiência de leitura com a produção poética e musical do artista são-joanense Júnior Cordeiro, a fim de (re) conhecer por meio de suas composições o imaginário lendário e cultural do povo do Cariri Paraibano. Para tanto, foi realizada uma vivência de leitura compartilhada com os versos do poeta com turmas do Ensino Fundamental e Médio da EEEFM Jornalista José Leal Ramos, da cidade de São João do Cariri – PB. Como principais referências que fundamentaram o experimento, destacam-se os estudos de Brandão (2010), Paulo Freire (1999), Silva (2001), Silva (2008), Lei de Diretrizes Bases da Educação (2007) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), Colomer (2007), Pinheiro (2001, 2007, 2008, 2012), Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2007), dentre outros. Quanto à realização da pesquisa participante, baseou-se nas formulações de Moreira & Caleff (2006) e Minayo (2007). Os resultados apontam que a presente proposta de leitura realizada nas aulas de Língua Portuguesa representou um exemplo de abertura de espaços para desvendar a cultura local, de forma que foi possível identificar utopias e metáforas que povoam o imaginário lendário, cultural e religioso do povo do Cariri Paraibano. Finalmente, este trabalho mostrou-se que, a escola não necessariamente deve oferecer cultura, mas explorar a cultura do alunado para sensibilizá-los para esse saber plural.
Descrição:
SOUSA, Patrícia de Farias. Desvendando os (en)cantos do imaginário cultural e lendário do Cariri paraibano: uma experiência de leitura em versos de Júnior Cordeiro. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]