UEPB - Repositório Digital

Desvendando os (en)cantos do imaginário cultural e lendário do Cariri paraibano: uma experiência de leitura em versos de Júnior Cordeiro

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Patrícia de Farias
dc.date.accessioned 2016-03-01T16:48:58Z
dc.date.available 2016-03-01T16:48:58Z
dc.date.issued 2014-12-06
dc.identifier.other CDD 306
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8854
dc.description SOUSA, Patrícia de Farias. Desvendando os (en)cantos do imaginário cultural e lendário do Cariri paraibano: uma experiência de leitura em versos de Júnior Cordeiro. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract A escola deve oferecer espaços de diálogos com a cultura de seu território, elegendo uma grade curricular que contemple a pluralidade e a diversidade cultural local e a interação da escola com produções e produtores de cultura na sociedade. Isso representa um das possibilidades para unir educação e cultura, contudo, cabe aos educadores e à sociedade trilhar novas aproximações. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo geral propiciar uma experiência de leitura com a produção poética e musical do artista são-joanense Júnior Cordeiro, a fim de (re) conhecer por meio de suas composições o imaginário lendário e cultural do povo do Cariri Paraibano. Para tanto, foi realizada uma vivência de leitura compartilhada com os versos do poeta com turmas do Ensino Fundamental e Médio da EEEFM Jornalista José Leal Ramos, da cidade de São João do Cariri – PB. Como principais referências que fundamentaram o experimento, destacam-se os estudos de Brandão (2010), Paulo Freire (1999), Silva (2001), Silva (2008), Lei de Diretrizes Bases da Educação (2007) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), Colomer (2007), Pinheiro (2001, 2007, 2008, 2012), Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2007), dentre outros. Quanto à realização da pesquisa participante, baseou-se nas formulações de Moreira & Caleff (2006) e Minayo (2007). Os resultados apontam que a presente proposta de leitura realizada nas aulas de Língua Portuguesa representou um exemplo de abertura de espaços para desvendar a cultura local, de forma que foi possível identificar utopias e metáforas que povoam o imaginário lendário, cultural e religioso do povo do Cariri Paraibano. Finalmente, este trabalho mostrou-se que, a escola não necessariamente deve oferecer cultura, mas explorar a cultura do alunado para sensibilizá-los para esse saber plural. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Fábio Marques Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cultura pt_BR
dc.subject Poesia popular pt_BR
dc.subject Cariri paraibano pt_BR
dc.title Desvendando os (en)cantos do imaginário cultural e lendário do Cariri paraibano: uma experiência de leitura em versos de Júnior Cordeiro pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta