Resumo:
A Educação Física sempre foi uma área de bastante modificações desde seu inicio no Brasil até os dias atuais. Partindo desse ponto, o presente trabalho busca refletir sobre o histórico da Educação Física no nosso país e sua trajetória histórica como componente curricular nas escolas do Brasil, além das variantes que dificultam o exercício pratico desse saber no processo de ensino e aprendizagem na Escola Irmã Stefanie, da rede pública estadual de ensino da cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba. Buscando apresentar um referencial bibliográfico sobre a educação e o ensino da educação física como forma de subsidiar a pesquisa, foi abordada a questão da evolução do ensino da educação física e buscou-se mostrar como ela é abordada pela própria LDB e PCNS, além da problemática acerca da sua importante relação com a área da saúde, como forma de compreender a realidade do ensino atual da educação física e seus principais desafios na sua efetiva execução no presente momento.
Descrição:
MATA, Robson Alisson Santos da. O percurso das metodologias aplicadas à Educação Física no Brasil: uma apreciação das práticas pedagógicas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Irmã Stefanne. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]