Resumo:
A indisciplina manifesta-se por um indivíduo ou grupo com um comportamento inadequado, um sinal de rebeldia, traduzido na falta de educação ou de respeito para com o próximo, esta se caracteriza de diversas maneiras, em diferentes momentos e lugares e vem mostrando ao longo dos tempos algumas relações com a organização da escola, com as práticas pedagógicas com a autoridade docente. É necessário inserir alguns princípios éticos, aderindo às regras de boa convivência, pois é fundamental melhorar a relação professor/aluno, como medida preventiva à indisciplina. Assim, esta pesquisa teve como objetivo avaliar as causas que são consideradas geradoras da indisciplina na escola, conhecendo os sujeitos envolvidos nesse contexto e integrando medidas que possibilitem resolver ou amenizar o problema. Como forma de compreender os fatores que desencadearam a indisciplina no ambiente educacional a partir de uma abordagem quanti-qualitativa com a utilização de questionários e gráficos, tendo como fonte alunos e professores do 6º ano e foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Filomena do município de Monteiro-Paraíba. No entanto, com a análise dos resultados foi possível perceber que a indisciplina tem ligações diretas com a falta de limites a regras dadas pelos pais em casa, problema este que tem como solução a dinâmica entre família e escola, de forma que os responsáveis acompanhem de perto o processo educativo de seus filhos.
Descrição:
SILVA, Jordânia MMaria Barbosa da. Indisciplina no contexto escolar: grande desafio para os docentes. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]