UEPB - Repositório Digital

Indisciplina no contexto escolar: grande desafio para os docentes

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Jordânia Maria Barbosa da
dc.date.accessioned 2016-03-01T16:49:59Z
dc.date.available 2016-03-01T16:49:59Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.other CDD 371.58
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8856
dc.description SILVA, Jordânia MMaria Barbosa da. Indisciplina no contexto escolar: grande desafio para os docentes. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract A indisciplina manifesta-se por um indivíduo ou grupo com um comportamento inadequado, um sinal de rebeldia, traduzido na falta de educação ou de respeito para com o próximo, esta se caracteriza de diversas maneiras, em diferentes momentos e lugares e vem mostrando ao longo dos tempos algumas relações com a organização da escola, com as práticas pedagógicas com a autoridade docente. É necessário inserir alguns princípios éticos, aderindo às regras de boa convivência, pois é fundamental melhorar a relação professor/aluno, como medida preventiva à indisciplina. Assim, esta pesquisa teve como objetivo avaliar as causas que são consideradas geradoras da indisciplina na escola, conhecendo os sujeitos envolvidos nesse contexto e integrando medidas que possibilitem resolver ou amenizar o problema. Como forma de compreender os fatores que desencadearam a indisciplina no ambiente educacional a partir de uma abordagem quanti-qualitativa com a utilização de questionários e gráficos, tendo como fonte alunos e professores do 6º ano e foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Filomena do município de Monteiro-Paraíba. No entanto, com a análise dos resultados foi possível perceber que a indisciplina tem ligações diretas com a falta de limites a regras dadas pelos pais em casa, problema este que tem como solução a dinâmica entre família e escola, de forma que os responsáveis acompanhem de perto o processo educativo de seus filhos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juliana Leopoldino Vilar pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Indisciplina pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Aluno pt_BR
dc.subject Família pt_BR
dc.title Indisciplina no contexto escolar: grande desafio para os docentes pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta