dc.contributor.author |
Silva, Jordânia Maria Barbosa da |
|
dc.date.accessioned |
2016-03-01T16:49:59Z |
|
dc.date.available |
2016-03-01T16:49:59Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.58 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8856 |
|
dc.description |
SILVA, Jordânia MMaria Barbosa da. Indisciplina no contexto escolar: grande desafio para os docentes. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A indisciplina manifesta-se por um indivíduo ou grupo com um comportamento inadequado, um sinal de rebeldia, traduzido na falta de educação ou de respeito para com o próximo, esta se caracteriza de diversas maneiras, em diferentes momentos e lugares e vem mostrando ao longo dos tempos algumas relações com a organização da escola, com as práticas pedagógicas com a autoridade docente. É necessário inserir alguns princípios éticos, aderindo às regras de boa convivência, pois é fundamental melhorar a relação professor/aluno, como medida preventiva à indisciplina. Assim, esta pesquisa teve como objetivo avaliar as causas que são consideradas geradoras da indisciplina na escola, conhecendo os sujeitos envolvidos nesse contexto e integrando medidas que possibilitem resolver ou amenizar o problema. Como forma de compreender os fatores que desencadearam a indisciplina no ambiente educacional a partir de uma abordagem quanti-qualitativa com a utilização de questionários e gráficos, tendo como fonte alunos e professores do 6º ano e foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Filomena do município de Monteiro-Paraíba. No entanto, com a análise dos resultados foi possível perceber que a indisciplina tem ligações diretas com a falta de limites a regras dadas pelos pais em casa, problema este que tem como solução a dinâmica entre família e escola, de forma que os responsáveis acompanhem de perto o processo educativo de seus filhos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Juliana Leopoldino Vilar |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Indisciplina |
pt_BR |
dc.subject |
Professor |
pt_BR |
dc.subject |
Aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Família |
pt_BR |
dc.title |
Indisciplina no contexto escolar: grande desafio para os docentes |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |