Resumo:
Este trabalho tem como finalidade analisar uma proposta metodológica inovadora que tem
como objetivo principal estreitar as relações entre tecnologias digitais e o ensino de
Matemática, utilizando o computador e o software GeoGebra como recursos didáticos
auxiliares para o ensino de funções afins e quadráticas tratados no cotidiano da sala de
aula. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública na cidade de Campina Grande,
trata-se de um estudo de caso com características de uma pesquisa-ação e possui uma
abordagem qualitativa, a qual utilizou como instrumentos de coleta de dados um
questionário e observações da experiência pedagógica. O marco teórico do estudo se
amparou em Brasil (1997), Moran (2007), Prensky (2001), Tajra (2008) e entre outros
autores que apontam questões expressivas em torno da prática educacional do professor e
que refletem sobre o uso das tecnologias digitais em sala de aula como contribuição para a
educação de modo geral e do ensino de Matemática em particular. Logo, essa pesquisa
buscou aproximar o ambiente escolar da realidade dos alunos, criando um espaço mais
agradável, dinâmico e atrativo para o estudo da Matemática, dessa forma facilitando a
compreensão do conteúdo estudado, ou seja, proporcionando uma aprendizagem mais
significativa aos discentes e despertando o apreço pelo estudo desta ciência.
Descrição:
MELO, Samara Araújo. O ensino de funções afins e quadráticas com o auxílio do computador e do software Geogebra. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]