Resumo:
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID na UEPB procura fazer
um elo entre a formação e a prática docente, trazendo a realidade do aluno de licenciatura uma
maior vivência no âmbito escolar. Este trabalho trata da formação docente e do
desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID na
UEPB campus de Campina Grande, com ênfase no desenvolvimento do subprojeto de
matemática. Tais reflexões são feitas com base no edital do PIBID, nos relatos feitos pelos
bolsistas, supervisores e coordenadores do subprojeto de matemática.Utilizando uma
metodologia de analise documental dos relatos de Alunos bolsistas, supervisores e
coordenadores constata-se que o PIBID tem se constituído como um elemento fundamental
para a formação docente, possibilitando não apenas uma iniciação à docência segundo a
própria proposta do PIBID, como tem proporcionado aos licenciados uma dimensão do
exercício da profissão de professor e do contexto educacional, permitindo que adquiram certa
maturidade e autonomia no que diz respeito à tomada de decisões diante as ações pedagógicas
antes mesmo de ingressarem efetivamente na carreira docente após a conclusão da
Licenciatura em Matemática, além de compreenderem cada vez mais cedo durante a formação inicial o papel e a identidade profissional do professor
Descrição:
GUEDES, D. T. L.
Contribuições do PIBID para a docência da Matemática. 2012. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.