Resumo:
O livro didático é de grande importância para o processo educacional, é
um instrumento de ensino sendo também um meio de aprendizagem, dessa
forma devido a sua significância para a educação, o Governo Federal
implantou programas de aperfeiçoamento e escolha de livro didático em que o
educador pode selecionar os livros que condizem com a realidade e condições
de seu trabalho. Nesse aspecto, uma abordagem importante que deve conter
nos livros didáticos de Matemátiva, é a matemática financeira, estudada de
forma contextualizada e integrada. Nesse contexto, o presente estudo tem
como objetivo analisar como a matemática financeira é trabalhada nos livros
didáticos do ensino médio, com isso é de grande relevância pelo fato de trazer
reflexões para prática pedagógica dos educadores da disciplina de Matemática,
. Foi realizada uma análise do Programa Nacional do Livro Didático ano 2012 e
uma pesquisa bibliográfica em torno da matemática financeira trabalhada nos
livros didáticos. Em suma, podemos destacar que este conteúdo ainda é
trabalhado de forma descontextualizada, condizente com a realidade dos
alunos.
Descrição:
SANTOS, A. S.
Analise de Matemática financeira nos livros didáticos de
Ensino Médio. 2012. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.