UEPB - Repositório Digital

Leitura no ensino médio: os desafios do desenvolvimento do hábito de ler e a importância da leitura na formação do cidadão

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Luis Galdino de
dc.date.accessioned 2016-03-07T17:06:26Z
dc.date.available 2016-03-07T17:06:26Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.other CDD 028.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8912
dc.description SOUZA, L. G. de. Leitura no ensino médio: os desafios do desenvolvimento do hábito de ler e a importância da leitura na formação do cidadão. 2015. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho apresenta resultado de análise bibliográfica e pesquisa realizadas acerca do tema Leitura no Ensino Médio: Os desafios do desenvolvimento do hábito de ler e a importância da leitura na formação do cidadão. Trata-se de pesquisa de cunho bibliográfico que aborda os diferentes aspectos do ato de ler na realidade do jovem brasileiro estudante do Ensino Médio da Educação Básica Regular de nosso país. Dividido em três capítulos com suas ramificações:1. A importância da leitura: do desenvolvimento humano ao contexto social da educação brasileira; 1.1 O desenvolvimento cognitivo humano e a importância da leitura; 1.2 A leitura no Brasil: contexto histórico; 1.3 A visão critica do aluno no mundo contemporâneo; 2. os parâmetros curriculares nacionais - PCNs e a leitura no ensino médio; 3. A leitura em sala de aula; 3.1 A leitura como objeto de construção de conhecimentos e formação crítica. Nesse capítulo apresentamos também a coleta de dados referentes à experiência da aplicação dos questionários em sala de aula, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, onde realizou-se a pesquisa. Inicialmente procura este trabalho traçar um perfil do desenvolvimento cognitivo do jovem, com embasamento nas teorias de Piaget (1999) e Vygotsky (1984). Procura construir uma linha do tempo da chegada dos colonizadores portugueses ao Brasil até a contemporaneidade sob a ótica do acesso e o tipo de leitura oferecida na época. Do ensino da Língua Portuguesa e da construção do pensamento crítico no jovem de hoje. Pretende apresentar as dificuldades enfrentadas por professores do Ensino Médio na aplicação dos conteúdos adotado nas escolas e propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, observadas a partir dos períodos de visita ao meio escolar da turma do primeiro ano “A” do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho no município de Guarabira – Paraíba. E finalizamos com uma análise da construção de uma educação onde o pensamento crítico do aluno seja estimulado pra assim formar cidadãos mais críticos e detentores de maior capacidade de discernimento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luiz Henrique Santos de Andrade pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.title Leitura no ensino médio: os desafios do desenvolvimento do hábito de ler e a importância da leitura na formação do cidadão pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta