Resumo:
O presente trabalho apresenta resultado de análise bibliográfica e pesquisa realizadas
acerca do tema Leitura no Ensino Médio: Os desafios do desenvolvimento do hábito de ler e
a importância da leitura na formação do cidadão. Trata-se de pesquisa de cunho
bibliográfico que aborda os diferentes aspectos do ato de ler na realidade do jovem
brasileiro estudante do Ensino Médio da Educação Básica Regular de nosso país. Dividido
em três capítulos com suas ramificações:1. A importância da leitura: do desenvolvimento
humano ao contexto social da educação brasileira; 1.1 O desenvolvimento cognitivo humano
e a importância da leitura; 1.2 A leitura no Brasil: contexto histórico; 1.3 A visão critica do
aluno no mundo contemporâneo; 2. os parâmetros curriculares nacionais - PCNs e a leitura
no ensino médio; 3. A leitura em sala de aula; 3.1 A leitura como objeto de construção de
conhecimentos e formação crítica. Nesse capítulo apresentamos também a coleta de dados
referentes à experiência da aplicação dos questionários em sala de aula, na Escola de
Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, onde realizou-se a
pesquisa. Inicialmente procura este trabalho traçar um perfil do desenvolvimento cognitivo
do jovem, com embasamento nas teorias de Piaget (1999) e Vygotsky (1984). Procura
construir uma linha do tempo da chegada dos colonizadores portugueses ao Brasil até a
contemporaneidade sob a ótica do acesso e o tipo de leitura oferecida na época. Do ensino
da Língua Portuguesa e da construção do pensamento crítico no jovem de hoje. Pretende
apresentar as dificuldades enfrentadas por professores do Ensino Médio na aplicação dos
conteúdos adotado nas escolas e propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais –
PCN, observadas a partir dos períodos de visita ao meio escolar da turma do primeiro ano
“A” do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor
José Soares de Carvalho no município de Guarabira – Paraíba. E finalizamos com
uma análise da construção de uma educação onde o pensamento crítico do aluno seja
estimulado pra assim formar cidadãos mais críticos e detentores de maior capacidade de
discernimento.
Descrição:
SOUZA, L. G. de. Leitura no ensino médio: os desafios do desenvolvimento do hábito de ler e a importância da leitura na formação do cidadão. 2015. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.