Resumo:
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o nível de conhecimento dos alunos
do Ensino Fundamental 2 (7° e 8° ano) a respeito de conceitos iniciais da matemática
financeira e suas aplicações. Através de uma pesquisa teórica sobre a matemática financeira e
o ensino da mesma no Ensino Fundamental; Aplicação de questionário em turmas do 7° e 8°
ano, no Ensino Fundamental, para avaliação de seus conhecimentos sobre noções financeiras;
e ao final, analisar os resultados obtidos na pesquisa, através de representações tabuladas,
gráficas e dissertativas, a fim de concluir o encontrado. Verificou-se que existe uma
deficiência do alunado com respeito à matemática financeira no Ensino Fundamental.
Observou-se, também, a influência da cultura em conceitos básicos de finanças. A partir
dessas conclusões, justifica-se a adoção de políticas de educação financeira de longo prazo,
em especial quando se fala na adoção de práticas de ensino financeiro infantil.
Descrição:
BRITO, E. R. G. de. Nível de conhecimento, da Matemática Financeira, dos alunos de Ensino Fundamental (7º e 8º ano). 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.