Resumo:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo mostrar a Importância do
Ensino da Matemática Financeira do Ensino Médio, como também identificar se a
Matemática Financeira tem estado presente nos cursos de Licenciatura em Matemática
nas Universidades Públicas do Brasil. Para isso foi aplicado um questionário semiaberto
com os alunos concluintes do curso de Licenciatura Plena em Matemática na
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e também uma pesquisa objetiva nas grades
curriculares dos cursos de Matemática, das consideradas dezoito melhores universidades
do país. A partir dos dados coletados, destaco ao longo do trabalho que a Matemática
Financeira além de ser um conteúdo matemático sugerido pelos PCNEM para compor o
currículo da Escola Básica é também um conteúdo que pode ser trabalhado utilizando
inúmeros exemplos do cotidiano, pois a partir do Ensino Médio, o aluno deve compor
seu currículo escolar, ao menos com o mínimo de conhecimento da Matemática
Financeira, podemos dizer que é nesse momento do Ensino Médio que o aluno, começa
a lidar com a Educação Financeira.
Descrição:
MIRANDA, D. G. A importância da presença do ensino da matemática financeira no Ensino Médio para a formação do cidadão. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.