Resumo:
Este trabalho teve por objetivo investigar se a utilização do Geoplano auxiliará os
alunos na resolução de atividades que envolvem o cálculo de área e perímetros,
bem como analisar as vantagens e limitações desse material. Estudos em Educação
Matemática mostram que o ensino da Geometria nas escolas, ainda é pouco
explorado. Por outro lado, apontam que a utilização de Materiais Didáticos
Manipuláveis pode auxiliar os estudantes na compreensão de conceitos
matemáticos. Neste estudo realizamos atividades teóricas sobre os conceitos
supracitados para avaliarmos o desempenho dos alunos de uma turma 9°ano D do
Colégio Municipal Padre Galvão, localizado na cidade de Pocinhos – PB, quando
compararmos os resultados da Oficina com as atividades anteriores. Os resultados
iniciais revelaram que os alunos envolvidos no estudo têm sérias dificuldades com
relação a estes conceitos. Por outro lado, a utilização do Geoplano mostrou indícios
de superação dessas dificuldades.
Descrição:
SILVA, J. A. da. Um estudo sobre os conceitos de área e perímetro por meio da utilização do Geoplano.
2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.