Resumo:
O presente artigo tem como objeto de análise o Estágio Supervisionado Obrigatório em Serviço Social, no atual contexto de crise estrutural do capitalismo e da contrarreforma do ensino superior no Brasil, buscando destacar os desafios postos à prática do estágio supervisionado obrigatório em Serviço Social, tendo em vista o que recomenda a Política Nacional de Estágio (PNE) da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Particulariza o estágio como o momento potencializador dos grandes questionamentos sobre o sentido atribuído à relação entre a teoria e a prática e as formas como se expressa essa relação no cotidiano profissional, bem como ressalta o papel fundamental que a supervisão de estágio assume no processo didático-pedagógico, capaz de relacionar as dimensões teórico- metodológica, ético-política e técnico-operativa, as quais compõem a formação e o exercício profissional. Fundamenta-se na perspectiva histórica crítica dialética de base marxiana/marxista, com a intenção de alcançar o objetivo proposto. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico, envolvendo parte significativa da produção teórica-crítica do Serviço Social disponível sobre o tema. A partir do estudo foi possível apreender a existência de diversos desafios para a efetivação do Estágio Supervisionado Obrigatório, dentre eles,a contrarreforma do ensino superior, as transformações no mundo do trabalho, o perfil do discente e do docente,dentre outros, que indiscutivelmente repercutem no processo ensino-aprendizagem, em particular no estágio supervisionado obrigatório. Os resultados apontam para a necessidade de se pensar o estágio supervisionado obrigatório em Serviço social inserido no movimento do real, considerando as condições objetivas e subjetivas nas quais ele ocorre.
Descrição:
CAVALCANTI, F. M. Estágio supervisionado em Serviço Social: uma questão em debate. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]