Resumo:
A contextualização, um dos princípios que regem a prática pedagógica, pode ser facilitada
com uso de textos de divulgação científica (TDCs). Neste trabalho, cujo objetivo foi
investigar o uso de TDCs entre professores de Biologia da rede estadual de ensino de
Campina Grande-PB, uma amostra de dez escolas foi selecionada aleatoriamente por
sorteio de um conjunto de 29, e 30% dos professores de Biologia responderam a um
questionário estruturado. Esses professores são em sua maioria (70,80%) do sexo
feminino, com idade variando de 23 a 56 anos, tendo em média 41 anos. Eles possuem
de três a 30 anos de atuação em sala de aula, com média de 16,5 anos; e 66% estão em
exercício há mais de 10 anos. A maioria ingressou na carreira antes de concluir a
graduação e a quase totalidade foi formada na Universidade Estadual da Paraíba. Do
número de professores entrevistados, 75% deles compõem o quadro de efetivos
(concursados) do Estado da Paraíba, enquanto 25% possuem vínculo empregatício
temporário. Do total de entrevistados, 54% afirmou ser assinante de jornais/revistas. A
totalidade dos professores relatou conhecer e ler esporadicamente a revista “Ciência
Hoje”, embora somente 30% afirmaram utilizá-la em sala de aula. Em relação à revista
“Genética na Escola”, somente um professor já a utilizou para planejamento de atividades
didáticas. Essa pesquisa revelou que há uma lacuna entre o hábito de leitura dos textos de
divulgação científica e seu uso em sala de aula.
Descrição:
SANTOS, G. B. da R. Ensino de Biologia: uso de textos de divulgação científica por professores do Ensino Médio no município de Campina Grande-PB. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.