UEPB - Repositório Digital

Ensino de Biologia: Uso de textos de divulgação científica por professores do Ensino Médio no município de Campina Grande - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Gabriella Brandão da Rocha
dc.date.accessioned 2016-03-08T20:13:46Z
dc.date.available 2016-03-08T20:13:46Z
dc.date.issued 2014-12-10
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8972
dc.description SANTOS, G. B. da R. Ensino de Biologia: uso de textos de divulgação científica por professores do Ensino Médio no município de Campina Grande-PB. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A contextualização, um dos princípios que regem a prática pedagógica, pode ser facilitada com uso de textos de divulgação científica (TDCs). Neste trabalho, cujo objetivo foi investigar o uso de TDCs entre professores de Biologia da rede estadual de ensino de Campina Grande-PB, uma amostra de dez escolas foi selecionada aleatoriamente por sorteio de um conjunto de 29, e 30% dos professores de Biologia responderam a um questionário estruturado. Esses professores são em sua maioria (70,80%) do sexo feminino, com idade variando de 23 a 56 anos, tendo em média 41 anos. Eles possuem de três a 30 anos de atuação em sala de aula, com média de 16,5 anos; e 66% estão em exercício há mais de 10 anos. A maioria ingressou na carreira antes de concluir a graduação e a quase totalidade foi formada na Universidade Estadual da Paraíba. Do número de professores entrevistados, 75% deles compõem o quadro de efetivos (concursados) do Estado da Paraíba, enquanto 25% possuem vínculo empregatício temporário. Do total de entrevistados, 54% afirmou ser assinante de jornais/revistas. A totalidade dos professores relatou conhecer e ler esporadicamente a revista “Ciência Hoje”, embora somente 30% afirmaram utilizá-la em sala de aula. Em relação à revista “Genética na Escola”, somente um professor já a utilizou para planejamento de atividades didáticas. Essa pesquisa revelou que há uma lacuna entre o hábito de leitura dos textos de divulgação científica e seu uso em sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Silvana Cristina dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Biologia pt_BR
dc.subject Didática pt_BR
dc.subject Textos de divulgação científica pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.title Ensino de Biologia: Uso de textos de divulgação científica por professores do Ensino Médio no município de Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta