Resumo:
Desenvolvido no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da
Paraíba, o componente de Estágio em Ensino de Ciências Biológicas tem por finalidade
preparar os licenciandos para o exercício da prática docente. O presente trabalho consiste em
um relato da experiência vivida enquanto discente dos componentes de Estágio em Ensino de
Ciências Biológicas (EECB) I e II que são direcionados aos terceiro e quarto ciclos do ensino
fundamental (6º à 9º anos). Juntamente com outras disciplinas, o estágio é parte fundamental
no curso de formação de professores, através dele os licenciandos obtêm o alicerce necessário
para poder lecionar de forma satisfatória. Durante o estágio teórico (EECB I) nós tivemos
aulas dialogadas com auxílio de textos, livros e artigos que elucidavam a importância do
estágio e nos proporcionaram o aprendizado de novas práticas pedagógicas, permitindo-nos
assim sair do método reprodutivista de ensino. No estágio de regência (EECB II) nós tivemos
a oportunidade de lecionar, colocando em prática a teoria outrora aprendida. Ainda no EECB
II, a partir da observação e diálogo com a comunidade escolar, conseguimos perceber o
descontentamento de professores em lecionar e dos alunos em assistir as aulas. Apesar dos
imprevistos ocorridos durante o componente, a experiência foi bastante proveitosa, pois além
de nos inserir na realidade escolar para a qual fomos preparados, nós pudemos aperfeiçoar
nossa prática pedagógica com metodologias e estratégias que façam sentido para os alunos,
despertando neles a vontade de aprender.
Descrição:
SIQUEIRA, T. de S. Estágio em ensino de Ciências Biológicas nos terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Um primeiro ensaio para a docência. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.