UEPB - Repositório Digital

Estágio em ensino de Ciências Biológicas nos terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Um primeiro ensaio para a docência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Siqueira, Thayná de Sena
dc.date.accessioned 2016-03-08T20:13:57Z
dc.date.available 2016-03-08T20:13:57Z
dc.date.issued 2014-12-01
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8974
dc.description SIQUEIRA, T. de S. Estágio em ensino de Ciências Biológicas nos terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Um primeiro ensaio para a docência. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Desenvolvido no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba, o componente de Estágio em Ensino de Ciências Biológicas tem por finalidade preparar os licenciandos para o exercício da prática docente. O presente trabalho consiste em um relato da experiência vivida enquanto discente dos componentes de Estágio em Ensino de Ciências Biológicas (EECB) I e II que são direcionados aos terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental (6º à 9º anos). Juntamente com outras disciplinas, o estágio é parte fundamental no curso de formação de professores, através dele os licenciandos obtêm o alicerce necessário para poder lecionar de forma satisfatória. Durante o estágio teórico (EECB I) nós tivemos aulas dialogadas com auxílio de textos, livros e artigos que elucidavam a importância do estágio e nos proporcionaram o aprendizado de novas práticas pedagógicas, permitindo-nos assim sair do método reprodutivista de ensino. No estágio de regência (EECB II) nós tivemos a oportunidade de lecionar, colocando em prática a teoria outrora aprendida. Ainda no EECB II, a partir da observação e diálogo com a comunidade escolar, conseguimos perceber o descontentamento de professores em lecionar e dos alunos em assistir as aulas. Apesar dos imprevistos ocorridos durante o componente, a experiência foi bastante proveitosa, pois além de nos inserir na realidade escolar para a qual fomos preparados, nós pudemos aperfeiçoar nossa prática pedagógica com metodologias e estratégias que façam sentido para os alunos, despertando neles a vontade de aprender. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cibelle Flávia Farias Neves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.title Estágio em ensino de Ciências Biológicas nos terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Um primeiro ensaio para a docência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta