dc.contributor.author |
Siqueira, Thayná de Sena |
|
dc.date.accessioned |
2016-03-08T20:13:57Z |
|
dc.date.available |
2016-03-08T20:13:57Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-01 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8974 |
|
dc.description |
SIQUEIRA, T. de S. Estágio em ensino de Ciências Biológicas nos terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Um primeiro ensaio para a docência. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Desenvolvido no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da
Paraíba, o componente de Estágio em Ensino de Ciências Biológicas tem por finalidade
preparar os licenciandos para o exercício da prática docente. O presente trabalho consiste em
um relato da experiência vivida enquanto discente dos componentes de Estágio em Ensino de
Ciências Biológicas (EECB) I e II que são direcionados aos terceiro e quarto ciclos do ensino
fundamental (6º à 9º anos). Juntamente com outras disciplinas, o estágio é parte fundamental
no curso de formação de professores, através dele os licenciandos obtêm o alicerce necessário
para poder lecionar de forma satisfatória. Durante o estágio teórico (EECB I) nós tivemos
aulas dialogadas com auxílio de textos, livros e artigos que elucidavam a importância do
estágio e nos proporcionaram o aprendizado de novas práticas pedagógicas, permitindo-nos
assim sair do método reprodutivista de ensino. No estágio de regência (EECB II) nós tivemos
a oportunidade de lecionar, colocando em prática a teoria outrora aprendida. Ainda no EECB
II, a partir da observação e diálogo com a comunidade escolar, conseguimos perceber o
descontentamento de professores em lecionar e dos alunos em assistir as aulas. Apesar dos
imprevistos ocorridos durante o componente, a experiência foi bastante proveitosa, pois além
de nos inserir na realidade escolar para a qual fomos preparados, nós pudemos aperfeiçoar
nossa prática pedagógica com metodologias e estratégias que façam sentido para os alunos,
despertando neles a vontade de aprender. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Cibelle Flávia Farias Neves |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.title |
Estágio em ensino de Ciências Biológicas nos terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Um primeiro ensaio para a docência |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |