Resumo:
A experiência docente vivenciada no componente curricular de estágio em Ensino de Ciências
Biológicas é descrita neste trabalho de conclusão de curso. As aulas nas turmas 1º ano C e 2º
ano A foram ministradas sob a orientação de um professor da disciplina de Biologia em uma
escola pública estadual, situada em Campina Grande-PB. Apresenta-se a relação entre teoria e
prática aplicada na formação do professor através do estágio destacada na Lei de Diretrizes e
Bases da Educação e em outros documentos e a relevância de regulamentar a formação de
professores em conformidade com os níveis educacionais. Destaca-se o estudo dos
documentos curriculares para o ensino médio e as propostas que visam organizar e orientar a
estrutura desse segmento, bem como a prática dos estagiários. Tendo sido este o primeiro
contato com a prática docente em sala de aula, são descritas o modo como ocorrem as aulas e
a interação com os alunos. Neste processo evidenciou-se a necessidade de uma prática
transformadora que promova o aprendizado dos alunos com autonomia e motivação.
Descrição:
SANTOS, S. L. dos. O Estágio em ensino de Ciências Biológicas como iniciação à docência. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.