Resumo:
Os alunos das licenciaturas carecem de complementar suas experiências profissionais no que
se refere ao exercício de ministração de aulas, uma vez que nem sempre os estágios
supervisionados são suficientes para uma boa maturidade nesse aspecto. Por outro lado, os
alunos de escolas públicas, para serem competitivos ao pleitear vagas em universidades,
precisam ampliar seus conhecimentos. Nesse sentido, os cursinhos pré-vestibulares surgem
como excelente oportunidade de campo de atuação profissional e espaço de aprendizagens
específicas. Portanto, promovem o desenvolvimento de práticas pedagógicas e
consequentemente preparam melhor os licenciados para a vida profissional. Neste trabalho,
nos propormos a verificar a relevância dos cursinhos pré-vestibulares ofertados pela UEPB
(Pro Enem) e o Umbu pré-vest, promovido pela Secretária de Educação de Umbuzeiro – PB.
Nesse âmbito, realizou-se uma pesquisa fazendo-se um estudo analítico descritivo de caráter
predominantemente quantitativo. Para o levantamento dos dados aplicou-se questionários aos
licenciandos envolvidos e aos alunos ouvintes. Verificou-se que tanto os alunos da
licenciatura quanto os alunos ouvintes, consideram os cursinhos de grande importância para
seus objetivos. Sendo assim, podemos concluir que os cursinhos em questão são excelentes
espaços de promoção de saberes, o que justifica a valorização destes para a sociedade.
Descrição:
SILVA, A. R. da. Potencialidades de cursinhos pré-vestibulares e seus impactos na formação inicial em Química na UEPB. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.