Resumo:
O ensino de química é de fundamental importância na aprendizagem dos alunos do
ensino médio, por esta ciência estar diretamente interligada entre teoria/pratica,
precisa obrigatoriamente ser vislumbrada como um todo, não ficando inacabada, se
restringindo apenas a parte teórica esplanada meramente em sala de aula;
As aulas práticas são uma ferramenta pedagógica extremamente, eficiente no
ensino de um melhor compreensão dos conteúdos de química, facilitando assim o
ensino aprendizagem. Os experimentos facilitam a compreensão da natureza da
química e dos seus amplos conceitos, auxiliam no desenvolvimento de despertar
cientifico e no diagnóstico de concepções não científicas. Para que isto ocorra é de
fundamental importância a atuação do professor como, profissional responsável
pelo processo de ensino aprendizagem do ensino de química, focando no
aprendizado do aluno.Nesta perspectiva este trabalho teve como objetivo
diagnosticar junto aos professores de Química da rede Pública Estadual de Ensino
da cidade de Campina Grande, Paraíba, o prazer de trabalhar com questões
práticas, vivenciadas no laboratório de química, relacionadas as suas atividades
teóricas em sala de aula.Para a execussão da pesquisa, se realizou por meio do
método qualitativo-quantitativo, através da aplicação de questionários, por se tratar
de uma amostra, pautada em uma pesquisa de campo investigativa,
compartimentado em etapas que se referem ao levantamento e análise do material
coletadona pesquisa, sendo utilizado ainda revisão bibliográfica constituida
principalmente a partir de livros, artigos, revistas,dissertações e
demais materiais disponibilizados na Internet.Os resultados demonstraram indicativos
positivos, quanto a utilização do laboratório de química, visto que um numero
consideravel de professores de química afirmaram desenvolverem projetos junto a
turma, fazendo uso do mesmo bimestralmente, os quais acreditam na importância de
associar teoria e pratica junto ao processo de ensino aprendizagem.
Descrição:
SILVA, S. D. A importância do Laboratório de Química da rede estadual de ensino como recurso prático pedagógico. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.