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O livro didático tem sido praticamente o único instrumento de apoio do
professor e se constitui numa importante fonte de estudo e pesquisa para os
estudantes. A seleção do livro didático constitui uma tarefa de importância vital, pois
ele é uma importante ferramenta no processo educacional, uma vez que auxilia o
ensino dos conteúdos programáticos. Além disso, é importante por seu aspecto
político e cultural, na medida em que reproduz os valores da sociedade em relação à
sua visão da ciência, da história, da interpretação dos fatos e do próprio processo de
transmissão do conhecimento. Nesta perspectiva, torna-se necessária uma profunda
reflexão por parte do professor, diante de questões relacionadas à escolha e
utilização do livro didático. Faz-se necessário que os docentes estejam preparados
para escolher adequadamente o livro didático a ser utilizado em suas aulas, pois ele
será auxiliador na aprendizagem dos estudantes. Neste trabalho desenvolvemos
uma análise sobre o tema reações radicalares em livros didáticos do ensino médio,
com o intuito de identificar os problemas relacionados a aplicação conceitual, e
aprimorar com fundamentos teóricos de ensino superior na perspectiva de uma
abordagem mais rica em conhecimento técnicos, cientifico e especializados. O
presente trabalho utilizou como método de procedimento o analítico-descritivo e o
comparativo, aplicado à alguns livros de química do 3º ano do ensino médio
lançados por alguns dos principais autores da área. Elegemos os autores Martha
Reis Marques da Fonseca, Murilo Tissoni Antunes, Wildson Luiz Pereira dos Santos
e Gerson de Souza Mól, para compor o campo de pesquisa, visto que, os mesmos
são os mais utilizados nas escolas de ensino médio. Essas publicações foram
escolhidas com o intuito de fazermos uma análise conceitual e metodológica de
como os autores desenvolvem a temática relativa as reações orgânicas
enquadradas como Reações radicalares. É possível identificar (sem exceção) a
ausência da abordagem teórica que trata das transformações orgânicas que envolve
cisão e formação de ligações químicas, ou seja, cisão “homolítica ou homólise”
processos que resultam na formação de duas espécies que possuem um elétron
desemparelhado denominados “radicais”. |
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