dc.description.abstract |
O presente estudo objetivou identificar discussões centrais sobre mídia e Educação
Física Escolar a partir de alguns teóricos. De natureza bibliográfica, o estudo se
baseou predominantemente nos seguintes autores: Belloni (2001), Betti (2001, 2002,
2003), Darido (2003) e Melo; Tosta (2008). Com base nestes autores e suas
produções, foram constituídas as seguintes categorias temáticas: 1. Trechos
históricos sobre Educação Física, Tecnologia e Escola; 2. Trechos sobre Mídia e
Educação Física Escolar na perspectiva da Cultura Corporal de Movimento.
Identificou-se no estudo: a) a compreensão dos recursos midiáticos como
necessários à prática escolar em uma perspectiva de reflexão repassada pelos
artefatos midiáticos, b) os recursos midiáticos como fundamentais para a prática dos
professores de Educação Física Escolar, desde que inseridos de forma adequada e
prazerosa proporcionando aos alunos uma reflexão sobre as informações presentes
nos meios midiáticos, d) os aspectos abordados sobre a mídia otimizam o processo
de ensino-aprendizagem, no entanto deve-se ponderar os aspectos positivos e
negativos que a mesma oferece. O professor de Educação Física pode e deve
aproximar o trato dos conteúdos (esportes, lutas, ginásticas, danças, brincadeiras,
jogos, etc.) na escola problematizando-os e refletindo-os a partir de suas
vinculações aos discursos midiáticos, bem como, utilizar a mídia como uma
tecnologia educacional que amplia as formas de apropriação e produção de
conhecimento. |
pt_BR |