UEPB - Repositório Digital

Trechos teóricos sobre mídia: Aproximações com a Educação Física Escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Dantas, Rúbia Karine Cordeiro
dc.date.accessioned 2016-03-08T20:20:17Z
dc.date.available 2016-03-08T20:20:17Z
dc.date.issued 2015-06-19
dc.identifier.other CDD 796. 017
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9004
dc.description DANTAS, R. K. C. Trechos teóricos sobre mídia: Aproximações com a Educação Física Escolar. 2015. 23f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo objetivou identificar discussões centrais sobre mídia e Educação Física Escolar a partir de alguns teóricos. De natureza bibliográfica, o estudo se baseou predominantemente nos seguintes autores: Belloni (2001), Betti (2001, 2002, 2003), Darido (2003) e Melo; Tosta (2008). Com base nestes autores e suas produções, foram constituídas as seguintes categorias temáticas: 1. Trechos históricos sobre Educação Física, Tecnologia e Escola; 2. Trechos sobre Mídia e Educação Física Escolar na perspectiva da Cultura Corporal de Movimento. Identificou-se no estudo: a) a compreensão dos recursos midiáticos como necessários à prática escolar em uma perspectiva de reflexão repassada pelos artefatos midiáticos, b) os recursos midiáticos como fundamentais para a prática dos professores de Educação Física Escolar, desde que inseridos de forma adequada e prazerosa proporcionando aos alunos uma reflexão sobre as informações presentes nos meios midiáticos, d) os aspectos abordados sobre a mídia otimizam o processo de ensino-aprendizagem, no entanto deve-se ponderar os aspectos positivos e negativos que a mesma oferece. O professor de Educação Física pode e deve aproximar o trato dos conteúdos (esportes, lutas, ginásticas, danças, brincadeiras, jogos, etc.) na escola problematizando-os e refletindo-os a partir de suas vinculações aos discursos midiáticos, bem como, utilizar a mídia como uma tecnologia educacional que amplia as formas de apropriação e produção de conhecimento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Damião Rodrigues pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Mídia pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.title Trechos teóricos sobre mídia: Aproximações com a Educação Física Escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta