Resumo:
Objetivou-se compreender as representações sociais dos estudantes de graduação em
Enfermagem sobre o cuidado de Enfermagem às pessoas com lesão medular. Estudo
transversal, com abordagem qualitativa, realizado em 2013. Participaram do estudo 102
acadêmicos de uma universidade pública, sendo a coleta de dados efetuada com a aplicação
de um questionário sociodemográfico e um de evocação livre de palavras. Para análise do
dados utilizou-se a Teoria das Representações Sociais (TRS) e a Teoria do Núcleo Central. Os
resultados indicam um total de 510 evocações, 100 palavras diferentes, ponto de corte de sete
como frequência mínima de palavras, orden média de importância de 3,8, enquanto a
frequência máxima foi de 49. Com a análise, obteve-se um quadro de quatro casas em que
foram demonstrados os termos evocados, sendo o núcleo central da representação indicado
pelos termos: Apoio, Cuidado, Assistência e Humanização. As representações sociais
estudadas nesse artigo demonstram que apesar da sociedade ainda apresentar resquícios de
atitudes preconceituosas, os acadêmicos de enfermagem apresentam atitudes positivas sobre o
cuidado de Enfermagem às pessoas com lesão medular.
Descrição:
GUIMARÃES, C. R. da S. Assistência de Enfermagem à pessoa com lesão medular: Representação social de acadêmicos. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.