Resumo:
O ensino de leitura tem gerado inúmeras discussões, pesquisas e trabalhos
acadêmicos, que tentam compreender o papel da escola na formação do leitor. O
que se questiona, contudo, é por que a escola hoje ainda enfrenta uma série de
dificuldades para trabalhar a leitura de forma a despertar desde cedo na criança o
prazer de realizar inúmeras descobertas em uma leitura. No que se refere à
literatura infantil, é importante destacar que essa se configura em um processo ativo,
ao contrário do que muitos pensam, visto que através dessa arte é possível pensar
na formação de cidadãos mais críticos, mais humanos, mais igualitários e mais
sonhadores. Embasados nesse entendimento, este trabalho tem por objetivo refletir
sobre a formação do leitor, atentando para o lugar da literatura infantil na sala de
aula. Além disso, buscamos verificar algumas estratégias metodológicas adotadas
em escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino, localizadas na
cidade de Catolé do Rocha, observando de que forma o ensino da leitura de
literatura infantil favorece o interesse da criança. O aporte que serviu de orientação
para as nossas reflexões tem em Kleimar (2002), Coelho (2000), Soares (1999),
Arroyo (2011) e Cosson (2012), alguns das principais referências. Os resultados
apontam que o professor, pesar de revelar que trabalha a leitura na sala de aula,
ainda não tem muito bem definido os objetivos da leitura para criança, pois acabam
culpando a família ou os alunos pelo insucesso da aprendizagem leitora.
Descrição:
SILVA, Luzinete de Sousa. Escola e formação de leitor: o lugar da literatura. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]