UEPB - Repositório Digital

Escola e formação de leitor: o lugar da literatura infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Luzinete de Souza
dc.date.accessioned 2016-03-11T13:42:43Z
dc.date.available 2016-03-11T13:42:43Z
dc.date.issued 2014-09-27
dc.identifier.other CDD 418.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9058
dc.description SILVA, Luzinete de Sousa. Escola e formação de leitor: o lugar da literatura. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract O ensino de leitura tem gerado inúmeras discussões, pesquisas e trabalhos acadêmicos, que tentam compreender o papel da escola na formação do leitor. O que se questiona, contudo, é por que a escola hoje ainda enfrenta uma série de dificuldades para trabalhar a leitura de forma a despertar desde cedo na criança o prazer de realizar inúmeras descobertas em uma leitura. No que se refere à literatura infantil, é importante destacar que essa se configura em um processo ativo, ao contrário do que muitos pensam, visto que através dessa arte é possível pensar na formação de cidadãos mais críticos, mais humanos, mais igualitários e mais sonhadores. Embasados nesse entendimento, este trabalho tem por objetivo refletir sobre a formação do leitor, atentando para o lugar da literatura infantil na sala de aula. Além disso, buscamos verificar algumas estratégias metodológicas adotadas em escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino, localizadas na cidade de Catolé do Rocha, observando de que forma o ensino da leitura de literatura infantil favorece o interesse da criança. O aporte que serviu de orientação para as nossas reflexões tem em Kleimar (2002), Coelho (2000), Soares (1999), Arroyo (2011) e Cosson (2012), alguns das principais referências. Os resultados apontam que o professor, pesar de revelar que trabalha a leitura na sala de aula, ainda não tem muito bem definido os objetivos da leitura para criança, pois acabam culpando a família ou os alunos pelo insucesso da aprendizagem leitora. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Fernandes de Andrade Praxedes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Formação de leitor pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.title Escola e formação de leitor: o lugar da literatura infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta