UEPB - Repositório Digital

Indisciplina no ambiente escolar: uma questão social

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Brito, Maria Tábata Larissa Alexandre de
dc.date.accessioned 2016-03-11T13:43:31Z
dc.date.available 2016-03-11T13:43:31Z
dc.date.issued 2014-12-06
dc.identifier.other CDD 371.782
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9059
dc.description BRITO, Maria Tábata Larissa Alexandre de. Indisciplina no ambiente escolar: uma questão social. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract A sociedade no geral tem o conceito funcional do ambiente bibliotecário como sendo unidades fundamentais na construção do conhecimento, responsáveis por resguardar a produção intelectual ao longo de muitas gerações. Em uma configuração contrária a essa concepção, esse estudo buscou rever as práticas educativas tradicionais direcionadas a mecanicidade e sistematização do ensino, objetivando avaliar a contribuição do espaço bibliotecário no processo ensino-aprendizagem, uma vez que as bibliotecas escolares podem ser também um ambiente promotor de atividades culturais, que possibilitem a interação da escola, dos professores e dos alunos, bem como da participação da comunidade em geral. O presente trabalho foi realizado na E.E.E.F. CAIC Dr. Romero Abdon Queiroz da Nóbrega, localizada no Parque Residencial São Sebastião S/N, Bairro Frei Damião, no município de Patos-PB. O público abordado consistira nos alunos matriculados na referida Escola no Ensino Fundamental II. Ficando o projeto dividido em três momentos, primeiramente com levantamento bibliográfico e reunião para estabelecer diretrizes; em seguida realização de Rodas de Leitura e Oficinas de Produção Literária e por fim, avaliação conjunta dos objetivos alcançados e funcionalidade do projeto. Ao ter o primeiro contato direcionado com a biblioteca e com os livros o resultado foi bem significativo uma vez que após serem instigados nas Rodas de Leitura e desafiados nas Oficinas de Produção Literária a expressarem sua própria concepção das obras, os alunos apresentaram bastante interesse pelo universo da biblioteca e atividades construtivas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Tatiana Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Violência escolar pt_BR
dc.subject Indisciplina escolar pt_BR
dc.subject Problemática social na escola pt_BR
dc.title Indisciplina no ambiente escolar: uma questão social pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta