Resumo:
A sociedade no geral tem o conceito funcional do ambiente bibliotecário como sendo
unidades fundamentais na construção do conhecimento, responsáveis por resguardar a
produção intelectual ao longo de muitas gerações. Em uma configuração contrária a essa
concepção, esse estudo buscou rever as práticas educativas tradicionais direcionadas a
mecanicidade e sistematização do ensino, objetivando avaliar a contribuição do espaço
bibliotecário no processo ensino-aprendizagem, uma vez que as bibliotecas escolares podem
ser também um ambiente promotor de atividades culturais, que possibilitem a interação da
escola, dos professores e dos alunos, bem como da participação da comunidade em geral. O
presente trabalho foi realizado na E.E.E.F. CAIC Dr. Romero Abdon Queiroz da Nóbrega,
localizada no Parque Residencial São Sebastião S/N, Bairro Frei Damião, no município de
Patos-PB. O público abordado consistira nos alunos matriculados na referida Escola no
Ensino Fundamental II. Ficando o projeto dividido em três momentos, primeiramente com
levantamento bibliográfico e reunião para estabelecer diretrizes; em seguida realização de
Rodas de Leitura e Oficinas de Produção Literária e por fim, avaliação conjunta dos objetivos
alcançados e funcionalidade do projeto. Ao ter o primeiro contato direcionado com a
biblioteca e com os livros o resultado foi bem significativo uma vez que após serem
instigados nas Rodas de Leitura e desafiados nas Oficinas de Produção Literária a
expressarem sua própria concepção das obras, os alunos apresentaram bastante interesse pelo universo da biblioteca e atividades construtivas.
Descrição:
BRITO, Maria Tábata Larissa Alexandre de. Indisciplina no ambiente escolar: uma questão social. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]