Resumo:
A presente pesquisa traz um estudo sobre o perfil dos discentes da Escola Estadual
de Ensino Médio Padre Aristides das 2a e 3a séries da EJA do Ensino Médio, ano
letivo de 2014, Município de Bom Sucesso-PB, de modo que discutiu a realidade em
que os mesmos estão inseridos no âmbito da educação na modalidade EJA, em
geral, nos propõe desafios e problemas a serem enfrentados. O aluno em qualquer
modalidade de ensino, nem sempre vai à escola somente para cumprir uma
obrigação ou a procura de um diploma, mas sim buscar melhorar sua condição de
vida através do conhecimento adquirido. A ansiedade de alunos e professores que
trabalham na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) proporcionou
subsídios para uma reflexão maior e impulsionou-me para uma atividade de busca
através da pesquisa e leitura de alguns teóricos que pudessem ajudar-me a
entender a realidade que cerceia os discentes nesta modalidade de ensino e
conhecer a trajetória escolar e de vida desses jovens. Portando, ampliar os
horizontes de nossa análise. Foi um estudo de caso, dentro de uma concepção
qualitativa usada o método de procedimento, na medida em que retrata o perfil dos
discentes das 2ª e 3ª séries da EJA do Ensino Médio da supracitada escola. Para
coleta de dados foi usado um questionário sendo composto de perguntas abertas.
Os professores enfrentam diariamente com jovens e adultos que possuem um
histórico de repetência, de abandono da escola por causa da família e do trabalho,
além que a grande maioria sobrevive com até um salário, desafios esses a serem
superados.
Descrição:
SANTOS, Maria Aparecida dos. Perfil do aluno da EJA do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Padre Aristide, município de Bom Sucesso-PB. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]