Resumo:
O presente trabalho traz uma abordagem sobre a contextualização, os métodos no
processo de ensino e aprendizagem no ensino de Química e as dificuldades
enfrentadas pelos alunos em identificar e associar os elementos da tabela periódica
no seu cotidiano. Sabe-se que o ensino de Química no ensino Médio deve
proporcionar o entendimento dos fenômenos e transformações químicas, a fim de
que os educandos possam intervir na sociedade como agentes transformadores de
forma consciente e através de um pensamento crítico. Neste contexto o objetivo
desta pesquisa é estudar uma forma de transmitir os conhecimentos químicos de
maneira que os alunos a reconheçam no seu cotidiano e assim sejam motivados a
fazer parte dessa construção do conhecimento na sala de aula e na vida. O estudo
para realização deste teve como base as pesquisas bibliográficas e de campo com
uma abordagem quanti-qualitativa, utilizando para coleta dos dados um questionário
que observou os conhecimentos prévios dos alunos envolvidos. A pesquisa se deu
na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gomes Alves
no município de Patos - PB, com os alunos do 2 º ano do Ensino Médio. Os
resultados demonstraram que ensinar Química de forma contextualizada, abordando
na prática metodologias significativas e inovadoras é um grande desafio e meta a
ser atingida pelos professores.
Descrição:
CANDEIA, H. R. F. L. Uma abordagem sistemática: analisando elementos da tabela periódica no dia a dia. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.