UEPB - Repositório Digital

Uma abordagem sistemática: analisando elementos da tabela periódica no dia a dia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Candeia, Hallison Ramon Furtado Leite
dc.date.accessioned 2016-03-11T22:39:40Z
dc.date.available 2016-03-11T22:39:40Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.other 21. ed. CDD 540
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9090
dc.description CANDEIA, H. R. F. L. Uma abordagem sistemática: analisando elementos da tabela periódica no dia a dia. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho traz uma abordagem sobre a contextualização, os métodos no processo de ensino e aprendizagem no ensino de Química e as dificuldades enfrentadas pelos alunos em identificar e associar os elementos da tabela periódica no seu cotidiano. Sabe-se que o ensino de Química no ensino Médio deve proporcionar o entendimento dos fenômenos e transformações químicas, a fim de que os educandos possam intervir na sociedade como agentes transformadores de forma consciente e através de um pensamento crítico. Neste contexto o objetivo desta pesquisa é estudar uma forma de transmitir os conhecimentos químicos de maneira que os alunos a reconheçam no seu cotidiano e assim sejam motivados a fazer parte dessa construção do conhecimento na sala de aula e na vida. O estudo para realização deste teve como base as pesquisas bibliográficas e de campo com uma abordagem quanti-qualitativa, utilizando para coleta dos dados um questionário que observou os conhecimentos prévios dos alunos envolvidos. A pesquisa se deu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gomes Alves no município de Patos - PB, com os alunos do 2 º ano do Ensino Médio. Os resultados demonstraram que ensinar Química de forma contextualizada, abordando na prática metodologias significativas e inovadoras é um grande desafio e meta a ser atingida pelos professores. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Soraia Carvalho de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Química pt_BR
dc.subject Elementos Químicos pt_BR
dc.subject Tabela Períodica pt_BR
dc.title Uma abordagem sistemática: analisando elementos da tabela periódica no dia a dia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta