dc.contributor.author |
Sousa, Ivomarcia Florentino de |
|
dc.date.accessioned |
2016-03-11T22:40:10Z |
|
dc.date.available |
2016-03-11T22:40:10Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 372.8 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9091 |
|
dc.description |
SOUSA, I. F. Concepções de educandos sobre a importância do lúdico no Ensino de Química na Cidade de Itaporanga - PB. 2015. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Pesquisas recentes mostram que a desmotivação dos alunos é um dos principais motivos de desinteresse pelo estudo das disciplinas. Diante disso, os jogos assumem uma função extremamente importante no processo de ensino aprendizagem, pois o mesmo contribui na melhor compreensão dos conceitos quanto na motivação dos alunos. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo mostrar a importância desse recurso no ensino de Química. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa-ação com uma abordagem quanti-qualitativa com 30 (trinta) alunos do segundo ano Médio na Escola Normal Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Francelino de Alencar Neves da cidade de Itaporanga-PB. O trabalho foi desenvolvido em três momentos, através de uma sequência didática, no primeiro momento foi realizado um pré-teste através da aplicação de um questionário com questões objetivas e subjetivas, a fim de sondar as ideias prévias dos alunos sobre a utilização dos jogos nas aulas de Química, em seguida foi desenvolvido um jogo intitulado "Super Trunfo da Química" e um pós-teste para avaliar o grau de aceitabilidade dos alunos com relação à aprendizagem do conteúdo de tabela periódica. Após a realização das atividades foi possível perceber que a aplicação dos jogos foi muito importante, devido ao impacto que eles exercem junto aos alunos, pois quando estes se encontrar envolvidos no jogo, torna-se mais fácil e divertida a aprendizagem. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Luciano Lucena Trajano |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade no ensino de Química |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de Ensino |
pt_BR |
dc.title |
Concepções de educandos sobre a importância do lúdico no Ensino de Química na Cidade de Itaporanga - PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |