UEPB - Repositório Digital

Concepções de educandos sobre a importância do lúdico no Ensino de Química na Cidade de Itaporanga - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Ivomarcia Florentino de
dc.date.accessioned 2016-03-11T22:40:10Z
dc.date.available 2016-03-11T22:40:10Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9091
dc.description SOUSA, I. F. Concepções de educandos sobre a importância do lúdico no Ensino de Química na Cidade de Itaporanga - PB. 2015. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Pesquisas recentes mostram que a desmotivação dos alunos é um dos principais motivos de desinteresse pelo estudo das disciplinas. Diante disso, os jogos assumem uma função extremamente importante no processo de ensino aprendizagem, pois o mesmo contribui na melhor compreensão dos conceitos quanto na motivação dos alunos. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo mostrar a importância desse recurso no ensino de Química. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa-ação com uma abordagem quanti-qualitativa com 30 (trinta) alunos do segundo ano Médio na Escola Normal Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Francelino de Alencar Neves da cidade de Itaporanga-PB. O trabalho foi desenvolvido em três momentos, através de uma sequência didática, no primeiro momento foi realizado um pré-teste através da aplicação de um questionário com questões objetivas e subjetivas, a fim de sondar as ideias prévias dos alunos sobre a utilização dos jogos nas aulas de Química, em seguida foi desenvolvido um jogo intitulado "Super Trunfo da Química" e um pós-teste para avaliar o grau de aceitabilidade dos alunos com relação à aprendizagem do conteúdo de tabela periódica. Após a realização das atividades foi possível perceber que a aplicação dos jogos foi muito importante, devido ao impacto que eles exercem junto aos alunos, pois quando estes se encontrar envolvidos no jogo, torna-se mais fácil e divertida a aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luciano Lucena Trajano pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Ludicidade no ensino de Química pt_BR
dc.subject Prática de Ensino pt_BR
dc.title Concepções de educandos sobre a importância do lúdico no Ensino de Química na Cidade de Itaporanga - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta