Resumo:
O que impulsionou, inicialmente, a pesquisa aqui exposta, foi o contato com o
componente curricular Estágio Supervisionado IV, referente ao curso de Letras com
habilitação em língua portuguesa. Nesta disciplina foi consentida ao alunado a
possibilidade de elaborar um Projeto de Língua e Literatura e, logo em seguida, colocá-lo em prática em alguma escola estadual da cidade. O objetivo de tal experiência foi
buscar a interação entre o estudo de língua e literatura contextualizada numa temática
que proporcionasse uma reflexão critica e pertinente para os dias atuais. Por tanto, esta
pesquisa pretende refletir sobre a prática de ensino, inseridas no ensino médio, apoiadas
no seguinte tripé de gêneros: gênero literário (conto), gênero cinematográfico (curta-metragem) e gênero social (mulher).
Descrição:
Santos, A. P. C. dos. Ensino de literatura: reflexões e
possibilidades do trabalho com mulher e sociedade,
contos e curtas no ensino médio. 2012. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.