Resumo:
As dificuldades na aprendizagem da Matemática provocam fortes sentimentos tanto de rejeição como aceitação por parte de muitos alunos, sobretudo, no ensino fundamental. A pesquisa intitulada Dificuldades no ensino e aprendizagem de matemática: um estudo das percepções de professores e alunos do 6° ano no ensino fundamental e tem por objetivo caracterizar aspectos da dificuldade de aprendizagem matemática de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual da cidade Patos-PB. Para a realização do trabalho foram aplicados dois questionários com questões abertas e fechadas, um para os alunos e outro para o docente. Nos questionários foram abordadas temáticas quanto à prática pedagógica e metodologia utilizada e a opinião dos professores/alunos quanto às dificuldades enfrentadas em matemática. Em relação aos resultados identificou-se que 60% dos alunos não gostam de matemática e 90% afirmam que ela é descontextualizada do cotidiano. Os docentes atribuem às dificuldades dos alunos a falta de interesse, motivação e de conhecimentos básicos, bem como a ausência da participação da família nos processos educacionais de seus filhos.
Descrição:
BARBOSA, J. M. Dificuldade no ensino e aprendizagem de Matemática: um estudo da percepção de professores e alunos no 6 º ano do Ensino Fundamental. 2015. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.