Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9093
Título: Dificuldades no ensino e aprendizagem de Matemática: um estudo da percepção de professores e alunos no 6 º ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Barbosa, Jessica de Moura
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Dificuldade de aprendizagem
Metodologia de ensino de Matemática
Data do documento: 2015
Resumo: As dificuldades na aprendizagem da Matemática provocam fortes sentimentos tanto de rejeição como aceitação por parte de muitos alunos, sobretudo, no ensino fundamental. A pesquisa intitulada Dificuldades no ensino e aprendizagem de matemática: um estudo das percepções de professores e alunos do 6° ano no ensino fundamental e tem por objetivo caracterizar aspectos da dificuldade de aprendizagem matemática de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual da cidade Patos-PB. Para a realização do trabalho foram aplicados dois questionários com questões abertas e fechadas, um para os alunos e outro para o docente. Nos questionários foram abordadas temáticas quanto à prática pedagógica e metodologia utilizada e a opinião dos professores/alunos quanto às dificuldades enfrentadas em matemática. Em relação aos resultados identificou-se que 60% dos alunos não gostam de matemática e 90% afirmam que ela é descontextualizada do cotidiano. Os docentes atribuem às dificuldades dos alunos a falta de interesse, motivação e de conhecimentos básicos, bem como a ausência da participação da família nos processos educacionais de seus filhos.
Descrição: BARBOSA, J. M. Dificuldade no ensino e aprendizagem de Matemática: um estudo da percepção de professores e alunos no 6 º ano do Ensino Fundamental. 2015. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9093
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica de Moura Barbosa.pdf8.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.