Resumo:
Com o movimento da Matemática moderna, a partir de 1950, o ensino dessa disciplina passou a enfatizar o simbolismo e a exigir dos alunos maiores abstrações, distanciando a Matemática da vida real. O que se percebe é que o aluno por esse currículo aprendeu muito pouco, principalmente os conteúdos de cálculos e não consegue perceber a relação deste conteúdo com sua realidade. A matemática é uma disciplina que provoca sensações contrárias, tanto por parte dos educandos quanto por partes dos educadores. Ao mesmo tempo em que se sabe é considerada uma disciplina importante, existe por outro lado a insatisfação frente a resultados negativos obtidos na frequência escolar. Dessa forma a sociedade estudantil ao concluir o ensino médio sente a dificuldade de ingressar em cursos superiores na Área de Exatas. O Artigo apresentado tem como objetivo analisar os fatores que levam o professor a aprovar discentes com evidentes dificuldades em disciplinas que envolvem o cálculo infinitesimal. Trata-se de um estudo descritivo com enfoque qualitativo, para analisar os questionamentos de forma dissertativa e interpretativa, mediante os respectivos dados coletados. A pesquisa foi realizada com seis professores da área das Ciências Exatas da Universidade Estadual da Paraíba Campus VII na cidade de Patos - PB e teve como instrumento de coleta de dados o questionário. Os resultados evidenciados mostram que o discente concluinte do Ensino Médio sente dificuldade no Ensino Superior, principalmente na disciplina do Cálculo infinitesimal, uma vez que se encontra despreparado para o ingresso na Universidade.
Descrição:
OLIVEIRA, M. J. S. Fatores que levam o Professor a aprovar discentes com evidentes dificuldades em disciplinas que envolvem o Cálculo Infinitesimal. 2015. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.