dc.contributor.author |
Oliveira, Maria José dos Santos Oliveira |
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dc.date.accessioned |
2016-03-11T23:38:38Z |
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dc.date.available |
2016-03-11T23:38:38Z |
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dc.date.issued |
2015 |
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dc.identifier.other |
21. ed. CDD 370.152 3 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9096 |
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dc.description |
OLIVEIRA, M. J. S. Fatores que levam o Professor a aprovar discentes com evidentes dificuldades em disciplinas que envolvem o Cálculo Infinitesimal. 2015. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Com o movimento da Matemática moderna, a partir de 1950, o ensino dessa disciplina passou a enfatizar o simbolismo e a exigir dos alunos maiores abstrações, distanciando a Matemática da vida real. O que se percebe é que o aluno por esse currículo aprendeu muito pouco, principalmente os conteúdos de cálculos e não consegue perceber a relação deste conteúdo com sua realidade. A matemática é uma disciplina que provoca sensações contrárias, tanto por parte dos educandos quanto por partes dos educadores. Ao mesmo tempo em que se sabe é considerada uma disciplina importante, existe por outro lado a insatisfação frente a resultados negativos obtidos na frequência escolar. Dessa forma a sociedade estudantil ao concluir o ensino médio sente a dificuldade de ingressar em cursos superiores na Área de Exatas. O Artigo apresentado tem como objetivo analisar os fatores que levam o professor a aprovar discentes com evidentes dificuldades em disciplinas que envolvem o cálculo infinitesimal. Trata-se de um estudo descritivo com enfoque qualitativo, para analisar os questionamentos de forma dissertativa e interpretativa, mediante os respectivos dados coletados. A pesquisa foi realizada com seis professores da área das Ciências Exatas da Universidade Estadual da Paraíba Campus VII na cidade de Patos - PB e teve como instrumento de coleta de dados o questionário. Os resultados evidenciados mostram que o discente concluinte do Ensino Médio sente dificuldade no Ensino Superior, principalmente na disciplina do Cálculo infinitesimal, uma vez que se encontra despreparado para o ingresso na Universidade. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Soraia Carvalho de Souza |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Avaliação do Aluno de Matemática |
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dc.subject |
Cálculo Infinitesimal |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Fatores que levam o Professor a aprovar discentes com evidentes dificuldades em disciplinas que envolvem o Cálculo Infinitesimal |
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dc.type |
Other |
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