Resumo:
Esta pesquisa realizou um estudo sobre o Programa Mais Educação (PME) que é integrante do Plano
de Desenvolvimento da Educação (PDE). O PME tem como ponto principal contemplar a Educação
Integral por meio de atividades socioeducativas no contra turno realizadas dentro e fora da escola no
ensino básico, tendo como público alvo crianças, jovens e adolescentes. O estudo teve como objetivo
central identificar e analisar documentos norteadores (no formato impresso) do Programa Mais
Educação no sentido de estabelecer diálogos com o conhecimento da Educação Física na escola, na
especificidade do conteúdo dança; bem como apontar caminhos para a Oficina Dança a partir da
elaboração de um plano de curso. Identificou-se que referenciais da Educação Física apresentados
pelos PCNs (1997 e 1998) foram elementos estruturais para o PME, destacados pelos macrocampos
Esporte e lazer, Cultura, Artes e Educação Patrimonial, Promoção da saúde e educomunicações. Na
especificidade da oficina dança, o programa acompanha referências tanto dos PCN de Educação
Física e de Artes. De forma que o estudo ressaltou a Dança como um conteúdo a ser trabalhado na
escola, considerando que para o PME é necessário o diálogo com o projeto político pedagógico da escola.
Descrição:
SANTOS, V. L. V.
Educação Física Escolar: horizontes de sentido para a Dança no Programa Mais Educação. 2013. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.