Resumo:
A pesquisa que hora apresentamos teve como objetivo reconhecer e analisar a produção do
conhecimento sobre mídia e Educação Física escolar, veiculada pelo GTT Escola nas reuniões
bianuais do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte – CBCE. Trata-se, portanto, de uma pesquisa
documental, cujo corpus de análise constituiu-se em 243 trabalhos do GTT Escola, publicados nos
anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte – CONBRACE, de 2003 a 2011. Como técnica
de análise dos dados, foi realizada uma análise de conteúdo, baseada em Bardin (1979). A préanálise
da pesquisa foi realizada por meio da seleção e obtenção do material, além da leitura
flutuante do corpus de análise. A exploração do material deu-se a partir da elaboração das fichas de
conteúdos, da retirada dos núcleos de sentido e da elaboração de uma matriz temática para
categorização dos dados, analisados a partir da interpretação referencial, tendo em vista nosso
referencial teórico. Das quatro produções analisadas ao final do processo de delimitação do nosso
corpus, a pesquisa identifica que todas defendem simultaneamente a linguagem midiática como
recurso didático e objeto de estudo, sem referir-se às possibilidades criativas da produção midiática.
Consideramos que o contexto produtivo deve ser mais explorado, permitindo que o aluno interprete e
assimile de forma criativa as mensagens veiculadas pela mídia, abrindo assim, possibilidades de um
maior protagonismo por parte de professores e alunos.
Descrição:
OLIVEIRA, N. S. de.
Mídia e produção do conhecimento na educação física escolar. 2013. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.