Resumo:
A avaliação pode ser considerada um dos aspectos mais importante do processo de ensino e aprendizagem em todas as áreas de conhecimento e, particularmente, na Educação Física, uma vez que esta se volta muito mais ao desenvolvimento de habilidades/capacidades físicas do que cognitivas e/ou intelectuais. Com o intuito de conhecer mais detidamente como os professores de Educação Física vêm avaliando seus alunos e quais mudanças têm ocorrido nos últimos anos, este trabalho analisa os significados da avaliação nas percepções dos professores, relacionando as abordagens teórico-metodológicas da Educação Física com suas práticas avaliativas. O presente trabalho consiste em um estudo de caso, no qual foram entrevistados quatro professores de Educação Física de uma Escola Estadual de Campina Grande (PB). Ao final desse estudo, concluiu-se que houve mudanças no tratamento da avaliação, mas essas não são ainda satisfatórias, tendo como agravante a estrutura educacional que impede o funcionamento da avaliação no sentido de corroborar o desenvolvimento das capacidades dos estudantes.
Descrição:
FERREIRA, Andrelino Costa. Avaliação da aprendizagem em Educação Física em uma escola estadual de Campina Grande-PB. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]