UEPB - Repositório Digital

A funcionalidade do texto: uma abordagem sociológica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, José Cláudio Agra dos
dc.date.accessioned 2016-03-16T17:58:24Z
dc.date.available 2016-03-16T17:58:24Z
dc.date.issued 2014-12-06
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9205
dc.description SANTOS, José Cláudio Agra dos. A funcionalidade do texto: uma abordagem sociológica. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho se propõe a discutir a funcionalidade do texto para o ensino e seus aspectos sociológicos, principalmente no que diz respeito, a dificuldade de compreensão do texto pelo aluno. Discute também como acontece à aprendizagem significativa por meio do estudo do texto nas áreas do conhecimento e os mecanismos comparativos que o estudante utiliza para compreender o texto. Para realização do trabalho contou-se com o estudo da problemática a partir da revisão bibliográfica e da experienciação docente no tocante a observância da dificuldade que os alunos desde o ensino fundamental ao ensino médio têm para compreenderem o que leem, através das discussões bibliográficas correlacionando-as com a prática foi possível constatar que os alunos para construir aprendizagens significativas precisam primeiramente ter uma disposição para aprender e em segundo, o texto, o conteúdo precisa ser lógico e psicologicamente significativo, ou seja, antes de se propor uma atividade de leitura análise e compreensão de texto, ou qualquer atividade que tenha por objetivo desenvolver a aprendizagem significativa em qualquer área do conhecimento, deve-se sondar os interesses e experiências dos alunos para que os conteúdos sejam psicologicamente significativos, apontando que para isso é necessário uma mediação pelo docente no sentido de motivar e despertar o interesse e habilidades de compartilhar experiências, comparações e interagir com os diferentes contextos independente da disciplina que leciona. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eunice Ferreira Carvalho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Texto pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Significação pt_BR
dc.title A funcionalidade do texto: uma abordagem sociológica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta