dc.contributor.author |
Santos, José Cláudio Agra dos |
|
dc.date.accessioned |
2016-03-16T17:58:24Z |
|
dc.date.available |
2016-03-16T17:58:24Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-06 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.4 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9205 |
|
dc.description |
SANTOS, José Cláudio Agra dos. A funcionalidade do texto: uma abordagem sociológica. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho se propõe a discutir a funcionalidade do texto para o ensino e seus aspectos
sociológicos, principalmente no que diz respeito, a dificuldade de compreensão do texto pelo
aluno. Discute também como acontece à aprendizagem significativa por meio do estudo do
texto nas áreas do conhecimento e os mecanismos comparativos que o estudante utiliza para
compreender o texto. Para realização do trabalho contou-se com o estudo da problemática a
partir da revisão bibliográfica e da experienciação docente no tocante a observância da
dificuldade que os alunos desde o ensino fundamental ao ensino médio têm para
compreenderem o que leem, através das discussões bibliográficas correlacionando-as com a
prática foi possível constatar que os alunos para construir aprendizagens significativas precisam
primeiramente ter uma disposição para aprender e em segundo, o texto, o conteúdo precisa ser
lógico e psicologicamente significativo, ou seja, antes de se propor uma atividade de leitura
análise e compreensão de texto, ou qualquer atividade que tenha por objetivo desenvolver a
aprendizagem significativa em qualquer área do conhecimento, deve-se sondar os interesses e
experiências dos alunos para que os conteúdos sejam psicologicamente significativos,
apontando que para isso é necessário uma mediação pelo docente no sentido de motivar e
despertar o interesse e habilidades de compartilhar experiências, comparações e interagir com os diferentes contextos independente da disciplina que leciona. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Eunice Ferreira Carvalho |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Texto |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Significação |
pt_BR |
dc.title |
A funcionalidade do texto: uma abordagem sociológica |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |