Resumo:
O presente trabalho se propõe a discutir a funcionalidade do texto para o ensino e seus aspectos
sociológicos, principalmente no que diz respeito, a dificuldade de compreensão do texto pelo
aluno. Discute também como acontece à aprendizagem significativa por meio do estudo do
texto nas áreas do conhecimento e os mecanismos comparativos que o estudante utiliza para
compreender o texto. Para realização do trabalho contou-se com o estudo da problemática a
partir da revisão bibliográfica e da experienciação docente no tocante a observância da
dificuldade que os alunos desde o ensino fundamental ao ensino médio têm para
compreenderem o que leem, através das discussões bibliográficas correlacionando-as com a
prática foi possível constatar que os alunos para construir aprendizagens significativas precisam
primeiramente ter uma disposição para aprender e em segundo, o texto, o conteúdo precisa ser
lógico e psicologicamente significativo, ou seja, antes de se propor uma atividade de leitura
análise e compreensão de texto, ou qualquer atividade que tenha por objetivo desenvolver a
aprendizagem significativa em qualquer área do conhecimento, deve-se sondar os interesses e
experiências dos alunos para que os conteúdos sejam psicologicamente significativos,
apontando que para isso é necessário uma mediação pelo docente no sentido de motivar e
despertar o interesse e habilidades de compartilhar experiências, comparações e interagir com os diferentes contextos independente da disciplina que leciona.
Descrição:
SANTOS, José Cláudio Agra dos. A funcionalidade do texto: uma abordagem sociológica. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]