Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas, em especial, se são
adequadas a faixa-etária ao público a que se destina, das turmas de 1ª a 4° série da Educação
de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Geraldo Pinto, da
cidade de Pilõezinhos–PB. Bem como, identificar qual a formação inicial e continuada dos
professores analisados, perceber como ocorre o planejamento da escola em torno da Educação
de Jovens e Adultos. Realizada na perspectiva de pesquisa qualitativa, a qual favorece a
relação intersubjetiva entre o entrevistado e o entrevistador, fontes e observações
participantes, tem com principal finalidade apresentar uma dada realidade à luz de uma
diversidade de pontos de vista; entrevista, observação, atividade desenvolvida em sala de aula,
entre outros. Sendo assim, optou-se por entrevistar 02 professoras da Educação de Jovens e
Adultos, fazer reflexões em torno de experiência vivida pela pesquisadora em uma sala da
aula da Educação de Jovens e Adultos multisseriada de 1° a 4° série, onde lecionou durante
oito meses e das observações no estágio obrigatório no componente curricular Estágio III em
EJA. Utilizamos como referencial teórico PINTO (1987) que mostra que a concepção de
tratar o aluno da EJA como criança é inadequada, pois deixa de encarar o adulto como um ser
de saberes, ignorando seu desenvolvimento e seus conhecimentos. Embasamo-nos em
FURTADO (2009) quando diz que, o processo de alfabetização da EJA é semelhante a
escolas da sua infância, e em SAMPAIO(2009) quando diz que, o processo de alfabetização
de Jovens e Adultos possui especificidades que exigem um tratamento especifico em razão
das características dos sujeitos envolvidos. Ao final deste trabalho, conclui-se que a influência
das práticas infantilizadoras pode ser um fator influenciador na evasão dos alunos desta
modalidade de ensino, e, portanto, torna-se importante pensar em meios e espaços de
reflexões do grupo docente envolvidos com esta modalidade de ensino, visando a revisão de
suas concepções de ensino e aprendizagem nas suas práticas profissionais.
Descrição:
MOURA, A. B. A infantilização do ensino da Educação de Jovens e Adultos: o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Geraldo Pinto. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.